todos os ensaios antes de hoje e hoje

[antes do carnaval]

Geringonça, engenhoca, traquitana.

Elemento imprevisível. Como dominar o aleatório, inesperado? > Risco. (desenvolver)

Corpo presente. conexão pela respiração, movimentação do ar. Abrir os poros.

Composição > sequência de acontecimentos que se desencadeiam em movimentos (maquete, desenho, etc)

Tensão entre corpos: corpo presente [PRESENÇA]

jogo ativo> pesquisar sobre isso

Porque simplificar se você pode complicar?

>um fim inútil

 

[sábado de carnaval]

corpo machucado

desfalque

estética do risco - "do corpo sacrificado ao corpo abandonado" > relacionar com o texto.

 

Goldberg Machine:

Escada --------------------------------------------------------------> garrafa d'água rolando (4 bebem)

 

[quinta-feira, grupo de estudos]

risco simbólico X risco real

vida em cena, morte convocada

 

* aprendizado do risco> descoberta: exploração do desequilíbrio. limite. controle, repetição

dominio: situações estáveis - ruptura. perigo=circo

hiperespecialização: virtuose: + improvisação e adaptação

* estética do risco - expressão pelo desequilíbrio

 

* composição da obra

grau de fragmentação do espetáculo

índice de estabilidade/equlíbrio

dramaturgia (teatral?)

*alternância entre estável/instável > estrutura cíclica do espaço e do tempo (dramaturgia do circo)

*arte do lixo

 

[reunião com o luiz]

sobre a ineficiência no mundo industrial, onde as máquinas foram criadas para substituir o ser humano, por serem mais eficientes.

Nesse sentido, as geringonças são uma ode ao ser humano.

sobre a inutilidade na sociedade de consumo. máquinas criadas para criar uma necessidade.

 

Prefiro as máquinas que servem para não funcionar:

quando cheias de areia de formiga e musgo - elas

podem um dia milagrar de flores.

(Os objetos sem função têm muito apego pelo abandono.)

Também as latrinas desprezadas que servem para ter

grilos dentro - elas podem um dia milagrar violetas.

(Eu sou beato em violetas.)

Todas as coisas apropriadas ao abandono me religam a Deus.

Senhor, eu tenho orgulho do imprestável!

(O abandono me protege.)

Manoel de Barros

 

Nesse sentido as geringonças não são desejadas, não atendem a nenhum anseio.

 

[quinta-feira]

corpo abandonado

(fotos)

[ensaio de terça que virou reunião]

o que fazer com tudo isso
 

[quinta, grupo de estudos]

> narrativas - linear ou não

acidentes

acaso no processo criativo

 

[sexta, sobre o ritmo]

[sábado, sobre a precisão]

precisão, segundo o google

substantivo feminino

1. falta de algo necessário ou útil. "tem p. de mantimentos"

2. necessidade imediata; urgência.

[terça-feira]

Levar objetos e apresentá-los. Tentei conectar, de alguma forma, com o trabalho de ritmo e dança que estamos desenvolvendo.

 

[sexta-feira, primeira semana de março]

composição > interação da geringonça com a figura humana

As coisas
Arnaldo Antunes / Gilberto Gil

As coisas têm peso, 
massa, volume, tamanho, 
tempo, forma, cor, 
posição, textura, du-ração, 
densidade, cheiro, valor.
Consistência, pro-fundi-dade,
contorno, temperatura,
função, aparência, preço,
destino, idade, sentido. 
As coisas não têm paz.

 

Interação com o objeto, ser parte da máquina, engrenagem. O corpo como parte de um mecanismo inútil. Parte útil de um mecanismo inútil. Mecânica do corpo. Objeto como parte do corpo, orgânico. Implante.

[hoje]

reunindo todas as ideias > dança, manipulação de gente, manipulação objeto, jogo, ritmo

concentração

cuidado com o objeto, cuidado com a manipulação, cuidado com as transições.

ser máquina. funcionar.