O coletivo Instrumento de Ver oferece a oficina Experimentando a dramaturgia, na Casa Jasmim, de forma gratuita. Propõe uma capacitação experimental em dramaturgia voltada a artistas da cena interessados em investigar novas formas de escrita e composição cênica. O curso busca estimular a reflexão sobre a prática e a prática da reflexão, incentivando o diálogo entre teoria e criação por meio de exercícios de composição fragmentária, leituras dinâmicas e processos colaborativos. A proposta pretende estimular o desenvolvimento de olhares críticos e poéticos sobre a dramaturgia contemporânea, compreendendo-a como campo expandido e permeável a diferentes linguagens artísticas.
A oficina conta com orientação de Beatrice Martins, Maíra Moraes e Julia Henning, como parte das suas pesquisas. Beatrice Martins é artista cênica há mais de vinte anos criando e dirigindo espetáculo, iniciou a pesquisa corporal ainda criança como ginasta da Seleção Brasileira. Julia e Maíra desenvolvem pesquisa acadêmica no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília e têm formação em dramaturgia do circo pela escola francesa CNAC (Centre National des Arts du Cirque). As três são integrantes do coletivo Instrumento de Ver, grupo com mais de 20 anos de experiência na criação de dramaturgias para circo, teatro e dança.
Experimentando a Dramaturgia - Oficina Gratuita
Local: Casa Jasmim - SHCGN 716 Bloco P casa 301
Dias: 17, 19, 21, 26 e 28/11 - Horário: 14h às 18h
Inscrições: coletivoinstrumentodever@gmail.com
Nosso novo projeto está no ar!
É com muita alegria que anunciamos o lançamento do nosso projeto de Manutenção de Grupo - Instrumento de Ver, um coletivo em todos os sentidos. Em 2025, celebramos 23 anos de história, e queremos compartilhar esse momento com você!
Durante os próximos meses, vamos nos aprofundar em atividades que envolvem pesquisa artística, troca de saberes e algumas criações. E o melhor de tudo: você está convidado(a) a acompanhar um pouco desse processo criativo.
O que vem por aí:
1 → Ensaios aleatórios
2 → Pesquisa artística
3 → Mostra de processo
4 → Bate-papos
5 → Encontros de leitura
6 → Listas de músicas e
7 → Oficina de dramaturgia
Pela primeira vez, estamos experimentando realizar, nós mesmas, a narração das cartas e iremos nos revezar nos envios.
Na bagagem dos experimentos, estão, também, os desenhos e layouts que compõem a estética visual deste projeto. Frutos das nossas experimentações nos cadernos de rascunhos que nos acompanham há mais de duas décadas, cada linha e ilustração, criadas e reproduzidas aqui (por mim, a) Bia, pretende carregar o espírito das salas de ensaio, onde os devaneios se misturam às metodologias inventadas, testadas, repetidas, repetidas e transformadas: “O desafio de traduzir essa trajetória por meio da identidade visual e a divulgação desse nosso projeto é como reviver nossos passos, onde o gesto criativo flui com a mesma liberdade do processo de busca”.
O projeto, então, além de uma celebração dos 23 anos, é a continuidade das nossas inquietações, tentativas de traduzir o que nos move e uma homenagem à liberdade que guia nosso trabalho.
Fique atento(a)(e) às atualizações e acompanhe de perto a criação e o desenvolvimento dos nossos próximos movimentos. Junte-se a nós nessa troca e sinta-se parte da nossa trajetória!
Estamos apenas começando…
Continue por aqui e acompanhe todo o processo. Nos siga nas redes e não perca nenhum detalhe do que está por vir.
Até logo mais,
Bia, Julia e Maíra.
