Instrumento de Ver é um coletivo de artistas independentes com formações e atuações diversas,  com pesquisa e produção nas relações entre as artes do circo,  dança,  teatro contemporâneo,  música,  fotografia e vídeo. É atuante no cenário cultural de Brasília e vem desenvolvendo projetos e parcerias com boa representatividade local e projeção nacional.

Tem como objetivo fortalecer as artes por meio da criação e produção de projetos culturais focados na auto-sustentabilidade e que proporcionem experiências originais ao público, além de contribuir com a construção de redes de atuação colaborativas e com a difusão artística. Como modelo de gestão defendemos a gestão criativa em rede, sob o prisma de não dissociar o fazer artístico da gestão cultural.

O coletivo Instrumento de Ver vem desenvolvendo sua pesquisa no sentido de utilizar o  circo como uma arte corporal permeável à interferência de métodos explorados por outras artes. Acredita que essa reinvenção de formas de criação proporcionará  outras possibilidades artísticas, alimentando a arte contemporânea com diferentes combustíveis. Com foco na criação de uma rede de intercâmbio que ampare suas estratégias de sua sustentabilidade e autonomia vem realizando e participando de projetos de troca e parceria desde 2002.