Coletânea de textos de programas antigos de circos brasileiros *

EXPLICANDO O ESPETÁCULO

A brilhante função em que tomam parte na mesma, em que serão apresentados escolhidos trabalhos: aéreos, ginásticos, equestres, sendo exibidos por vários artistas de ambos os sexos

1a representação da peça de propaganda em três actos e um quadro

Terminará esta grandiosa farsa com uma deslumbrante apotheose!

Este penúltimo espetáculo de hoje será uma função extraordinária e dedicando a metade do resultado

Após o ato principal os demais artistas envidarão seus esforços a fim do que se torna mais esplêndida a função. Terminará o espetáculos com a aplaudida pantomima denominada.

Grande e variada funcção com trabalhos sorprehendentes

Importantíssima estrea

Representando as melhores peças do seu repertório

Vestuários e adereços, tudo novo!!

Preço e horário, como de costume

Grandiosa Aphoteose Final

Majestosa função da qual tomarão parte todos os artistas

A música nessa pantomima executará 47 mudanças, sendo composta a propósito para esse fim.

Os trajes do que fazem parte são copiados do teatro XXX de Milão, sendo feitos com todo luxo e elegância, o salão estará ornado com toda pompa e asseio, toda a arena será coberta com rico tapete feito somente para este fim. Os XX que ornam o salão constam de elegantes estátuas, serpentinas, floreiros, etc, etc Por esta ocasião, aparecerão os seguintes personagens: imperadores, reis, princípes, marqueses, generais, etc, etc, etc

O resto da funcção será completo dos melhores trabalhos da companhia

FALANDO DO GRUPO

Este coletivo de artistas, grato ao respeitável público desta cidade, de quem vem recebido generoso acolhimento resolveu demorar-se uma semana na mesma apresentando os melhores divertimentos que for possível

Grande e afamada companhia

Composta de XX artistas de reputação unversal

O Instrumento de Ver tem a honra de anunciar a brilhante função do seu mais novo espetctáculo de objetos, apresentando o melhor divertimento possível para a cidade

Serão apresentados e escolhidos objetos que junto com artistas de ambos os sexos mostrarão admiráveis habilidades.

A empreza, atendendo aos muito pedidos de moradores da praça XXX e imediações, resolveu mudar o seu grande pavilhão para para essa praça afim de dar uma série de funções com sua companhia antes da sua partida.

Conjunto artístico que tem merecido applausos nas principais cidades do interior do estado

O circo emprega quatro artistas do movimento


BENEFÍCIOS

Scenas cômicas e exibidas no lugar mais fresco e higiênico da corte

30 minutos de divertimento no circo equivalem por 30 meses de boa saúde

O Circo XXXXX é o antídoto para todas as doenças epidêmicas. A medicina circo-pática é o remédio para o flagelo


ELOGIOS

Sensacional novidade

Unico sucesso do dia

Monumental novidade do dia!

Maravilhoso espetáculo

Para todos os bolsos

Successo universal!

Palpitante novidade!

Esplêndido espectáculo

Sucesso! Preço sucesso!

Última novidade da época!

Único sucesso do dia!

Estrondosa funcção

Sensacional Espetáculo!

Sucesso garantido

Attrahentíssimo e pomposo espectaculo

Programa especialissimos

Tudo dança!!

Confusão completa!

Novidade excepcional

Enormes gargalhadas

Extraordinárias surprezas!

Grande funcção

Grande novidade

Maravilhas da actualidade!

Novidade do Século XIX

Célebre


ARTISTAS E NÚMEROS

Estreia da incomparável imitadora e discípula de XXX

Com differente estylo

Dará uma linda scena

Terminará o divertimento

Entrada brilhante

O difícil trabalho de corda volante, pelo senhor XXX

Uma apreciável scena

As admiráveis habilidades

Saltos no chão, nos quaes o beneficiado mostrará a sua grande habilidade

Uma apreciável scena

Entrada brilhante de X senhoras e x homens

Difícil, importante e delicado trabalho

Extravagância cômica

Colheu muitos aplausos

Duplos exercícios aéreos

Dificultosos movimentos

Reaparecerá em seu assombroso trabalho de inimitável equilíbrio

O aéreo volante executando novos e variados exercícios

O ato principal, rauspondo aéreos, fitas, panos e etc, os demais artistas envidarão seus esforços a fim de que se torne mais esplêndida a função

Quarta função da companhia com um programa inteiramente variado, como abaixo se verá:

Nova exibição de um trabalho por quatro damas e quarto artistas, duas escadas colocadas na arena do circo e equilibradas pelo novo Sansão, o Sr XXX

O famoso sanção, com novos e surpreendentes câmbios: este distinto artista, em função da força que emprega no seu colossal trabalho foi aconselhado por um distinto médico a alimentar-se de carne e ovos crus

Dificultosos exercícios feitos no cavalo nu pelo artista brasileiro


RECOMENDAÇÕES

Recomenda-se que vá mais de uma vez para perceber os detalhes

O diretor, tendo pleno conhecimento de tão inteligente público desta cidade, tem esperança de que seus sacrifícios serão coroados com feliz êxito. Esta noite nem as próprias crianças quererão ficar em casa

Avisa-se o público de que há muitas encomendas de bilhete, motivo por que todos devem munir-se de cartões com antecedência para evitar confusão à porta do circo

* Fonte: Benjamim de Oliveira - Ermínia Silva

Programa do espetáculo

Nesta tarde, o coletivo Instrumento de Ver tem a honra de anunciar a brilhante função do seu mais novo espetáculo.

Serão apresentados escolhidos objetos que juntos com os artistas de todos os sexos mostrarão suas admiráveis habilidades.

Atendendo aos muitos pedidos, a Incrível Domadora de Bancos dará uma linda cena com diferente estilo.

A Espetacular Acrobata de Vidro não formada em nenhuma escola de circo do mundo fará uma brilhante e difícil cena.

A Desenroladora de Mirabolantes Idéias Costuradas mostrará um importante e delicado trabalho.

E, para encerrar o divertimento, o Acumulador Mais Desapegado do Mundo terminará com uma cena que equivale a trinta meses de boa saúde.

Vestuário e a adereços, tudo novo!

Preço e horário como de costume.

Recomenda-se que vá mais de uma vez para perceber os detalhes.

O diretor, tendo pleno conhecimento de tão inteligente público desta cidade, tem esperança de que seus sacrifícios serão coroados com feliz êxito. Esta noite, nem as crianças quererão ficar em casa.

Avisa-se o público de que há muitas encomendas de bilhete, motivo por que todos devem munir-se de cartões com antecedência para evitar confusão à porta do circo.

com vocês...

A primorosa domadora de bancos e furacões imaginários, a única das redondezas a encantá-los a partir de seu epicentro a uma só mão, em fuga, perdendo o fôlego, investida de coragem insana, encarando-os, dando-lhes as costas, recorrendo a línguas mortas, aliando-se à brutalidade da sua matéria, sem pedir perdão, sem magia, ouvindo o coração e amolecendo o corpo, se entregando a quedas vertiginosas das mais incríveis alturas, confundindo-se com eles e reconhecendo-se em suas formas, movida inteiramente pelo mais sincero horror ao tédio humano.

um círculo de mágicas e realidades

O mundo é redondo. O circo também.

O mundo é um círculo em volta de mim.

A realidade é um raio que sai do fundo do meu olho e que, quando eu giro 360 graus em torno do meu eixo, faz um círculo em volta de mim, que é do tamanho do alcance da minha visão. Nesse círculo cabem algumas coisas e poucas pessoas. Não sou eu quem as escolho, são as que estão nesse raio de alcance.

Para crescer essa realidade eu posso:

1) usar óculos ou

2) subir bem alto, provocando uma outra dimensão.

Algumas vezes eu caminho, deixo muitos círculos por onde eu passo e crio outros quando olho em volta.

Quando eu me aproximo de alguém, temos o mesmo círculo. Isso se ela não for míope.

O circo é realidade. O mundo também. Tudo o que está dentro do círculo é real. Salvo o que é mágico.

Subir em cima de um banco equilibrado em garrafas, por exemplo, é real.
Se pendurar em uma mão só: real.
Colocar os pés na cabeça: bem real, comum até.
Pessoas que moram em árvores: é real, descobri pelo Google.
Pessoas que moram nas ruas: é real.

Tem coisas que, de tão absurdas, parecem irreais, por exemplo:
Eu bati o carro mais de 20 vezes.
Minha irmã perdeu 3 vôos nos últimos seis meses.
A mãe da Bia já andou em cima da elefanta Flávia.
Elegemos Bolsonaro como presidente do Brasil.
Essas não entram no circo.

As coisas mágicas sim:
Uma revoada de borboletas amarelas, por exemplo, é mágica.
Desmaiar ouvindo música cigana, é mágica.
Uma trapezista fazendo um número com um gato, é mágica.

Lembranças de um ensaio

Numerando os ensaios, ensaio n. 23. 

os ensaios são livres há muita intimidade o que é bom no aquecimento, no chamego, na concentração mas nos coloca em um lugar confortável. Falta o frio na barriga o nervo do desconhecido de não saber quem é o outro... Tem horas que precisamos nós reinventar ser outra coisa... 

Exercitar a passagem como um mantra que toca sem parar. Não tem frente nem verso, vem e vai, a emoção, a corda ou talvez você. Um beijo na boca talvez passe. Sendo assim vai e vem a gente se encontra. 

Ensaio n. 05.

Inverte o cuidado o pé transporta o pescoço endurece o coração aperta EU SOU A ALAVANCA no movimento cíclico segue em frente. Consiste em tirar da cabeça o desejo e deixa-lo guiar no pouco tempo e na vontade de começar a mexer-se. A composição é simples o que tiver ao seu alcance. A soma das coisas que te movem pra sair da inércia e seguir o impulso. Me faltam mecanismos o medo é grande mais eu sou mais. O medo grande mas nada me basta sigo movendo só tenho medo da inércia o resto é movimento. 

Ensaio 102. Sobre composições, criações e mal humor.

O mundo da criatividade não permite o mal humor. Não há lugar para uma pessoa incomodada e murmurenta. Esse mundo onde ser criativo é fantasioso, imaginário essa criatividade que virou negócio, produto da industria. Como não ficar mal humorada quando o seu ofício envolve muita criatividade e nenhum dinheiro? Sigo rabugenta, criativa e trabalhosa... Um abraços aos bem humorados. 

Ensaio n. 3 

Escrita livre. Escrever sem pensar a posição não é favorável o sentido das coisas a inversão dos sentimentos no fazer artístico complica o simples fazer artístico que não é artesanato e que não tem sentido claro  e que apenas complica as coisas para ressignificá-las mudar de lugar deixar ir levemente uma gota no papel suave e delicado... Resignificando e dessignificando segue sem rumo na direção alheia aos pensamentos com um leve toque de mal humor que é para dar personalidade não passar desapercebido... Aparecido... tive uma idéia! 

Ensaio n. 54 

Enfermaria. Um processo de limpeza todos estão incomodados, joelho, costas, cabeça. Para onde vamos? uma dúvida de como colaborar, de como não atrapalhar. Respeitar o espaço do outro e dar forma. Qual é a angustia? O maestro regente da as ordem e direciona. Uma pausa para pensar.

Ensaio n. 8 

Exploramos os objetos propostos na composição de queda. O Balão é ar, ele coloca a gente em um estado de alerta pois é difícil de prever a direção que ele vai escolher. Sopros e respiradas para movem o balão. O Galão é grande é aterrado é bonachão, ele pede força. O ritmo permite mais interação entre o corpo e o objeto. Pode subir nele, entrar, arremessar seu bom humor nos leva para outros caminhos. A tampa é sonora, faz um barulho quase bom de se ouvir. Ela se locomove pelo corpo e não precisa das mãos. Um pouco desconfiada ela não se entrega. Ela tem uma missão, um motivo de ser não é artista. 

Ensaio n.98

Amarração amorosa. O pagamento do material e da mão de obra da amarração amorosa somente após o resultado. Não está feliz?  Está sem sorte no amor? A pessoa que você ama está afastada?  O pai Dinho pode te ajudar! Temos 30 anos de experiência em trabalhos espirituais e amarrações amorosas. Todos os anos ajudamos milhares de pessoas a encontrar o caminho do amor e da felicidade. Fale com o Pai de Santo online ou por telefone.

A corda mais aguda das cordas é a que recebe o nome de MI (e). Presas no rastilho passam pela boca sempre em contato com os trastes até a mão. 

 

 

Carta ao antigo namorado

Oi,

pensava em você e o tempo que passou. Houve um tempo que conversávamos muito, éramos bons namorados, nossa paixão era visível a olhos nus. Hoje quase não te vejo. Sempre me assusto quando o nosso olhar se cruza, não sinto mais o embrulho na barriga e o desejo desesperado de estar com você. Ainda te amo. Agora nosso amor é nostálgico, delicado, calmo sem o calor da paixão. Você sabe que meu mundo é feito de paixão. Muitas vezes, no auge da nossa paixão, sonhava que estava a caminhar sem você no meio da multidão e o sonho se transformava em pesadelo. Quem me dera ter sua tranquilidade... Mas minha vida é curta e você vai me ver morrer.

Eu me pergunto se você algum dia foi apaixonado por mim tamanho é seu desapego.  Será que você lembra das longas caminhadas que fazíamos juntos? Será que você pensa no meu olhar apaixonado que derretia ao te ver? Sempre soube que você não era romântico. mas sua frieza e sua indiferença me magoam. Acho que fui eu a única que amou. Mas sei que você guarda marcado a lembrança da minha pele e do meu cheiro. Minha pisada firme foi determinante na sua vida e isso você não pode negar. 

O conforto do canto escuro do armário te dá esse ar de bem guardado que parece te fazer bem. Apesar da idade ter roubado o seu brilho e sua vivacidade você continua elegante e charmoso. 

Bem que podíamos sair pra passear um dia desses... Que tal um cinema? 

Sempre sua Maíra.

Carta para óculos

Querido Óculos,

escrevo esta carta para te dizer e expressar, pela primeira vez, o que realmente sinto por ti. Há muito tempo você está na minha vida e a nossa relação nem sempre foi das melhores, por isso preciso te dizer o quanto você é importante pra mim. 

Gosto de como você se encaixa no meu corpo, o seu jeito delicado de me vestir e me galantear, mas principalmente gosto do novo mundo que você me apresenta. Você faz tudo parecer mais bonito, sua sensatez permite que eu veja as coisas com mais clareza. Tenho que admitir que nesse mundo tão sem sentido tem horas que prefiro não ver nada. Mas sinto sua falta assim que você se afasta, aos pouco me acostumo com a ausência de brilho ao meu redor quando você não está. 

O que mais me encanta nessa nossa relação, é como você me conquista tão facilmente, tão sutilmente e, num piscar de olhos, já estou entregue. O casamento é algo que me dá medo, esse nosso eterno flerte, esse nosso namoro sem compromisso disfarça minha completa dependência em você. Prefiro que a gente continue assim. Basta um carinho seu e eu mergulho no seu olhar profundo e deixo você me guiar com a certeza que o seu olhar melhora o meu. 

Com amor 

Maíra. 

acordar coisa

acordar coisa não é como acordar inseto, é bem mais pragmático.

um dia você acorda com dores musculares, no outro acorda precisando ser lixado. polido. esfregado. 

um dia você acorda de mau humor, no outro acorda no lugar errado.

um dia com uma fome do cão, no outro acorda pronto.

se você falar comigo, posso parecer não escutar. ou não responder.

coisa não conversa.

posso ser mexido, arrumado, ser jogado. 

nos dias que acordo coisa, posso trabalhar bastante.

repetir, repetir, até ficar diferente.

nesses dias eu também me relaciono. 

se você não mudar minha trajetória, faço o que for preciso.

o que você precisar. 

nesses dias passo desapercebido.

recebo e ignoro seu afeto.

não me percebo.

não olho no espelho.

não penso em você. 

foto: joao saenger

Penumbra

No final de maio oferecemos uma série de oficinas com o objetivo de desenvolver a pesquisa Geringonça junto com outras pessoas. Essas oficinas resultaram na produção de vídeos. Penumbra I e II são os primeiros dessa série, no qual participam os alunos das oficinas de Pesquisa Acrobática, Composição Cênica e Vídeo Mobile em uma produção conjunta.

Nas oficinas de pesquisa acrobática e composição trabalhamos movimento e a relação com objetos. 

Na oficina de vídeo, os parceiros COMOVA deram ferramentas para a criação de vídeos com telefones móveis.

Confiram o resultado!

Participaram da criação das cenas: Bruna Dalbosco/ Bruna Nunes/ Bruna Pratesi/ Júlia Giesbrecht/ Matheus Sena/ Myka Dias/ Sarah Dornelles/ Nanci Cravinho/ Nayara Silva/ Renata Rinaldi/ Yllyusha Montezuma
 

Parecia dança

Tomou aquela menina, já um pouco imóvel nos braços, e a vestiu como a coisa mais linda ou necessária que poderia integrar seu corpo. Seu suor tomava aquele corpo de mulher, como a madeira banhada em verniz que se enche de brilho.

Parecia lindo... Parecia dança...

Meus olhos por alguns momentos, não sabiam mais a quem dar a importância do olhar. Na mulher que dançava como quem ama o vento, ou na criança de pouca mobilidade, que sutilmente remetia a imagem de um objeto de madeira. E na gota de suor que escorreu ali, quase despercebida do queixo da dançarina, me trouxe a sensação de que o toque da gota, de encontro com aquele ser envernizado, o faria mais vivo e gentil. Depois de percebido a importância dessa criança, a dançarina encontrava paz em sua movimentação, sentou se naquilo, como se sentasse num banco de descanso, que levemente buscava afeto. Talvez, de uma pequena lembrança do corpo e suor, que lhe trazia vida nas manhãs de sextas feira.

 

Foto de João Saenger